25 de junho de 2007

São João: Festa interiorana?

Principais atrações do São João de Caruaru:

Calcinha Preta e Taradões do Forró,
Aviões do Forró, Cavaleiros do Forró e Solteirões do Forró,
Forró na Tora e Juninho Vanerão
Marreta You Planeta – (??? São João ???)
Saia Rodada, Collo de Menina,
Flávio José, Dominguinhos, Elba Ramalho, Azulão, Geraldinho Lins, Novinho da Paraíba, Savinho e Alcymar Monteiro.

Principais Atrações do São João de Campina Grande:


Aviões do Forró
Magníficos, Alceu Valença, Brasas do Forró
Elba Ramalho, Geraldinho Lins
Cavaleiros do Forró, Ferro na Boneca
Frank Aguiar (@$#%&*2$!!!!!)
Calcinha Preta, Santana, Gatinha Manhosa
Sirano & Sirino, Zé Ramalho, Flávio José
Alcymar Monteiro

Principais Atrações do São João de Recife:

Nilton do Baião, Exibição de Quadrilha Junina
Arlindo dos 8 Baixos, Jessier Quirino
Santanna, Maciel Salu, Poeta
Gennaro e Walkyria, Silvério Pessoa, Bia Marinho
Carlinhos Monteverde, Petrúcio Amorim, Nádia Maia
Dudu do Acordeon, João do Pife e Banda Dois Irmãos,
Irah Caldeira, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Edmilson do Pífano, Savinho do Acordeon
Maciel Melo, Cirandas, Aurinha do Coco
Coco de Roda, Nando Cordel, Mestre Salustiano e A Rabeca Encantada (isso!)
Forró do Matulão com Mestre Grimário
Flávio José

Não tenho intenção de fazer "politicagem", mas a capital pernambucana mostrou mais uma vez que não é necessário gastar muito para fazer o maior e melhor São João do mundo. Basta usar o bom senso cultural!

Parabéns Recife! Já que o nosso interior foi vendido, que fique na capital o incentivo ao verdadeiro fundamento do São João, que fique na capital o incentivo à nossa cultura popular.


19 de junho de 2007

Macaxeira News !

Comercializaram nossas quadrilhas (juninas)
“O forró de Gonzagão pode até fazer parte do repertório de uma quadrilha estilizada, mas com uma batida mais rápida para permitir a evolução desejada da coreografia durante uma apresentação”, disse o presidente da Federação Pernambucana de Quadrilhas Juninas, Gilcley Paiva. Além da notícia: Pode até fazer parte?? “Luiz respeita Januário...”
Fonte: Folha de Pernambuco (PE)

Telas amazônicas
Artista acreano, Valdenízio Rego, mostra telas em exposição “A Vida na Floresta”, no hall do Ministério Público do Estado do Acre, desde o inicio do mÊs de Junho. Com um estilo primitivo, o artista mostra treze obras que retratam as peculiaridades da Amazônia, retratando a natureza que envolve a fauna, a flora e os habitantes típicos dessa região. Além da notícia: Então vamos ao Acre perceber a visão de um acreano sobre sua terra... Em telas é a melhor parte!
Fonte: Página 20 (AC)

Francês bailando na nossa história
Diretor francês Jean-Claude Penchenat, detém os direitos da peça “O Baile”, que entrará em cartaz no Rio. A peça fala de partes da história do nosso país, mais especificamente quatro décadas de história. Música e a dança destacam o suicídio de Vargas, a Copa de 58, a inauguração de Brasília, o golpe militar de 64, o AI-5, a Copa de 70 e a campanha “Diretas Já”; e retratam moda e comportamento social da década de 50 aos anos 80. Pra fechar rola também samba, bossa nova, tropicalismo, marchinhas populares, iêiêiê, Jovem Guarda e MPB. Além da notícia: Um francês dirigindo nossa história? No mínimo questionável! Mas tudo bem, imaginemos um Brasil visto por um francês... Onde estão os movimentos culturais nordestinos?? Em quarenta anos nós evoluímos culturalmente, oitenta anos na frente de qualquer francês.
Fonte: O Globo (RJ)

63 peças teatrais, 10 filmes e 21 espetáculos dirigidos
Filha de um amazonense e de uma carioca, ela se tornou símbolo da cultura pernambucana. Geninha da Rosa Borges chega aos 85 anos com mais uma montagem no Santa Isabel. Não deixem de prestigiar a dama do teatro pernambucano. Além da notícia: conhecer bem seu próprio umbigo,vai fazer você enxergar melhor sua barriga! Conheçam.
Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

(Des) Ordem dos Músicos do Brasil
Liminar determina que a OMB apresente atas de eleições e prestações de contas desde 1964. Alguns músicos eruditos no Rio se juntaram e foram atrás da justiça. O juiz exigirá provas de aptidões musicais dos diretores do conselho regional carioca da (Des) Ordem. Um dos principais objetivos é “clarear” as eleições do órgão, que desde instauração da ditadura militar nunca seguiu nenhum modelo democrático. Além da notícia: CBF=OMB que é igual a antiga máfia italiana nos EUA.
Fonte: Revista Carta Capital (SP)

Dominguinhos homenageado
A Câmara de Vereadores do Recife realiza sessão solene para prestar uma justa homenagem ao sanfoneiro. Santanna, Ivan Ferraz, Maciel Melo e Arlindo dos 8 Baixos, entre outros, prometem uma canja. Além da notícia: toda homenagem, seja ela com fins promocionais, ou com qualquer valor em troca, é válida para pessoas como Dominguinhos.
Fonte: Jornal do Commercio (PE)

15 de junho de 2007

“Não contaram com a minha astúcia”

Atenção! A Lei Televisa foi derrubada no México!
A lei que permitia aos oligopólios obter concessões por 20 anos com renovação automática, oferecer serviços adicionais sem licitação e sem pagamento ao Estado pelo uso, e determinava a venda de novas concessões ao lance mais alto. Ou seja, reserva-las aos de sempre milionários da comunicação.

A Televisa hoje é considerada o segundo maior conglomerado de mídia da América Latina, o maior produtor mundial de programação em língua espanhola (telenovelas) e a 5ª maior emissora de TV do mundo e ainda de quebra, tem como principal personagem o querido Chaves.

O povo mexicano pode ficar mais tranqüilo depois das eleições que elegeram Caldeirón, pois a Suprema Corte decidiu que essa Lei, votada em alguns minutos e sem o mínimo debate com a sociedade, “viola os princípios de liberdade de expressão, igualdade, autoridade econômica do estado sobre os bens públicos, uso social dos meios de comunicação e proibição de monopólios, além de distorcer o direito à informação ao fazer do dinheiro o critério determinante da concessão” (segundo a revista Carta Capital). http://www.cartacapital.com.br/2007/06/448/cai-a-ditadura-de-chaves/

Vamos fazer isso aqui no Brasil?
Atenção Supremo Tribunal Federal...
Sigam o exemplo do Chapolin Colorado no México, liberem as concessões de rádio e tevê do Brasil!
Isso, isso, isso, isso, isso ...