27 de fevereiro de 2008

Últimas Macaxeira...

Últimos dias
Pré-inscrições gratuitas para exposição de produtos na 9ª Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) terminam nesta sexta-feira (29). Expositores interessados devem preencher uma ficha de identificação disponível no Portal do Governo de Pernambuco (www.pe.gov.br). Além disso, o formulário de pré-inscrição pode ser solicitado por e-mail (artesanato@addiper.pe.gov.br) ou pelo telefone (81) 3181 7321/7322.


Oficinas
A Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, na Encruzilhada (Rua Castro Alves, nº 440), disponibiliza gratuitamente, 25 vagas para a oficina de Máscaras de Couro a partir desta segunda (25) até a próxima sexta-feira (29). Até o mês de outubro, serão disponibilizadas oficinas de adereços de Carnaval, estandarte, fantasia e biscuit.



Quartas Literárias
Mais um recital de poesias nos jardins do Centro de Cultura Luiz Freire. A ação é do Ponto de Cultura Quartas Literárias, nesta quarta-feira (27), a partir das 18h30. A entrada é gratuita. A programação inclui roda de capoeira, samba de roda, rap e exposição de artesanato do Centro de Referência para Infância e Adolescência de Olinda (CRIA). O evento contará com a participação dos poetas Edvaldo Bronzeado, Ivan Almeida, Jommard Muniz de Brito, Jorge Lopes, Lohana, Mariane Bigio, Oriosvaldo, Sil "Mão de Veludo", Susana Morais e Toninho de Olinda.


Cinema e Vídeo
Hipérion Escola de Artes abre vagas para turmas de Audiovisual. Adelina Pontual, Gabriel Mascaro e Luiz Otávio orientam os alunos nas várias etapas da produção de um vídeo, desde o roteiro até a direção. Investimento: 6 parcelas de R$ 120. Outras informações pelos telefones (81) 3088.5620 ou 3445.4571.



Inscrições abertas
A IV edição do Festival de Circo do Brasil, que acontece entre os dias 22 de maio e 01 de junho no Recife, abre inscrições no www.festivaldecircodobrasil.com.br. As categorias são ‘Espetáculos e Números de Circo’ de lona e de rua e o prazo vai até o dia 31 de março.

Acordos e Protocolos


Mais três acordos de cooperação técnica e três protocolos de intenções, no âmbito do Mais Cultura, foram publicados no último dia 15, no Diário Oficial da União (Seção 3, página 7). São as parcerias firmadas entre o Ministério da Cultura e cinco instituições financeiras - Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e Banco da Amazônia - para o desenvolvimento do Programa, que faz parte da Agenda Social do Governo Federal.

O objetivo das parcerias é o de integrar recursos, experiências e competências institucionais para viabilizar ações que promovam o fortalecimento da área cultural de forma a ampliar sua contribuição como fator de desenvolvimento socioeconômico no país. Dentre outras incumbências, caberá aos Bancos executar atividades identificadas como estratégicas para a promoção da Economia da Cultura, estudar a adequação de produtos e serviços oferecidos às necessidades do mercado cultural e aprimorar a atuação no financiamento dos segmentos culturais, disponibilizando linhas de crédito.

Com previsão de investimentos de R$ 4,7 bilhões até 2010, o Programa Mais Cultura foi lançado em outubro do ano passado e conta, também, com a parceria de outros 17 órgãos federais, além de instituições financeiras, estatais e organizações nacionais e internacionais. A ação busca garantir o acesso aos bens culturais e meios necessários para a expressão simbólica e artística, a qualificação do ambiente social das cidades e geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda. Os principais beneficiários são as famílias de baixa renda, os trabalhadores da cultura e os projetos voltados para a educação, saúde, infância, adolescência e juventude.

Texto: www.brasilcultura.com.br