18 de abril de 2008

Projeto discute interfaces entre arte e ciência

Com apoio do Conexão Artes Visuais/Funarte, ArteCiência 2008 acontece este mês em Olinda (PE)

Os campos de conhecimento das artes e das ciências, normalmente tidos como distintos, têm mais proximidade do que acredita o senso comum. Com o objetivo de diminuir as ditas distâncias existentes entre esses dois caminhos, o Projeto ArteCiência 2008, realizado pelo Conexão Artes Visuais/Funarte, acontece em Olinda (PE), entre os dias 25 e 30 de abril, no Espaço Ciência (Complexo Salgadinho). Será o primeiro evento do gênero no Estado e os seminários, debates, painéis, oficinas e exposições, todos gratuitos, deve reunir acadêmicos, estudantes, artistas, cientistas e público em geral, para discutir, pensar, divulgar e, porque não, criar, a partir dessas possíveis relações.


Pela manhã (9h às 12h), estão sendo oferecidas cinco oficinas. O grupo SCIARTS (
www.sciarts.org.br), composto por cientistas que desenvolvem seus projetos na intersecção entre arte, ciência e tecnologia, ministram a oficina Arte-Tecnologia: Sistemas Interativos entre os dias 25 e 28. Outro destaque é a oficina do neurocientista Sidarta Ribeiro, diretor científico do Instituto Internacional de Neurociência de Natal (IINN-ELS), com o tema Memória, Criatividade e Arte, que acontece no dia 27. Criatividade, Arte e Ciência é o mote da oficina deTânia de Araújo-Jorge, diretora do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que já publicou vários livros sobre o tema. A oficina é voltada para professores e acontece entre os dias 25 e 27.

"Nos seminários, teremos um artista, um cientista e um outro componente híbrido, que possa falar a partir das duas perspectivas", explica Bruno Monteiro, químico e artista plástico, que coordena o ArteCiência 2008, ao lado da médica Nara Cavalcanti. Ele enfatiza ainda que a programação do evento foi produzida com o intuito de manter um dos principais focos do projeto: a interação entre os participantes.

A partir das 15h, acontecem os seminários. A primeira mesa, intitulada História, acontece no dia 25, com o médico e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz, Henrique Lenzi, que esclarece como a Ciência atual pode tornar o cientista em um "escultor da vida". Já o jornalista, ecologista e empresário da área de comunicação digital, Sérgio Xavier, fala do ARTEcimento Global. Artes Visuais é um dos principais focos da segunda mesa, chamada Atualidade, que acontece no dia 26. Participam, entre outros, os artistas Wagner Barja e Milton Sogabe. No dia 27, a úlitma mesa, Intitulada Perspectivas, traz Ana Mae Barbosa, pioneira no estudo da arte-educação no Brasil e referência na luta pela incorporação das artes no ensino escolar, falando de Interdisciplinaridade e Experiência.

Bruno Monteiro lembra que durante o ArteCiência será montado um espaço especial para conversas pós-seminários, com a presença de artistas e cientistas registrando a conversa.
Diante de um evento que comporta diversas possibilidades de discussão sobre arte, ciência e seus caminhos na atualidade, ele cita a importância do projeto para a região. "É um conjunto de cabeças pensando sobre ciência e arte aqui no nordeste, mostrando que não é só o eixo Rio – São Paulo que se consegue fazer um evento do gênero", aponta.

O Projeto ArteCiência é realizado pelo Conexão Artes Visuais: Funarte, Ministério da Cultura e Petrobrás; com apoio do Instituto Intercidadania e do portal
iteia.org.br/.
Acesse a programação completa:
www.arteciencia2008.com.br/.


Fonte: A Ponte Comunicação
Texto: Ascom RRNE MinC