7 de maio de 2008

Literatura do Brasil nos EUA

O escritor Domício Coutinho faz amanhã (dia 8) às 18h uma palestra da Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte) sobre a atuação dele nos Estados Unidos, onde mora, na divulgação da cultura brasileira. Ele preside a seção nova-iorquina da União Brasileira de Escritores (UBE-NY) e criou, com o apoio de outros intelectuais brasileiros, mais duas entidades: Brazilian Endowment for the Arts e Brazilian Library. Escritores e artistas brasileiros que ali residem ou estão de pasagem utilizam as três instituições para tornar a nossa cultura mais acessível a americanos nela interessados. Constantemente são promovidos ali documentários sobre temas brasileiros, palestras e outros eventos. As atividades podem ser acompanhadas pelo sítio www.brazilianendowment.org.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Cartola agradece!

Hoje, a partir das 17h, a banda da Escola Municipal de Artes João Pernambuco, na Várzea, faz uma homenagem ao eterno Cartola. A Banda Musical Cuíca da Zica é formada por alunos e professores da escola, e eles prometem tocar grandes sucessos do mestre. O público também terá a oportunidade de assistir a um vídeo sobre a vida e obra do compositor.
Será aberto ao público!


A escola fica na Avenida Barão da Muribeca, nº 116, próxima à Praça da Várzea.

Tem Preto na Tela

O Grupo Bongar realiza de 11 a 18 de maio, no Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda, e dia 24 do mesmo mês, no Ibura, a segunda edição do Projeto Tem Preto na Tela, em homenagem ao centenário de nascimento do poeta negro Solano Trindade. A ação, intitulada "A Televisão brasileira não é preto e branco!", foi idealizada ano passado para discutir a presença dos negros e negras na mídia, novela, propaganda, programas jornalísticos e humorísticos, bem como jornais e literatura. Durante 13 dias o público contará com mostra de vídeos-documentários, oficinas de fotografia na lata, percussão, capoeira, dança e circo, rodas de diálogos e palestras, além de atrações culturais, como Lia de Itamaracá, Bongar, Maracatu Leão Coroado, Maracatu Piaba de Ouro, Afoxé Alafin Oyó, Mamulengo Sem Fronteiras (DF), entre outros. Outras Informações: (81) 9927.6258 - Marileide Alves

Fonte: Ascom Ministério da Cultura RRNE