22 de abril de 2008

"DIA DO ÍNDIO, O NOSSO DIA!"

19 de abril de 2008. Passei o dia tentando ver alguma faísca sobre o Dia do Índio, nos veículos de comunicação. Poucos lembraram. Eles devem ter esquecido, né? Estavam muito preocupados com a nova "novela das 8". A novela da menina jogada de um prédio. Eles devem ter esquecido por que realmente não é algo que "prenda" os ouvintes, telespectadores, internautas... Realmente... Eles não lembraram da importância deste dia, por que os primeiros homens livres (e talvez "únicos homens livres") deste País (sem precisar de gritos nem revoltas) não interessam mais para a atual sociedade. Talvez não lembraram por que não acham que em todas as linguagens culturais brasileiras temos influencia desses brasileiros. Ou talvez, não estão informados sobre os problemas com terras no norte do Brasil... Será? Recebi um e-mail do Diretor do Memorial dos Povos Indígenas, Marcos Terena, intitulado "DIA DO ÍNDIO, O NOSSO DIA!" e coloquei algumas linhas aqui.

"Nesse dia 19 de abril de 2008, quando pensávamos que o conceito preconceito de considerar as terras indígenas como risco à soberania nacional já tivesse sido enterrado de vez, tal como a febre amarela e sua erradicação, surgem vozes quase em uníssono contra a demarcação das terras, utilizando velhas táticas de dominação inter-étnica africana e da centro-américa, dividindo até mesmo povos irmãos, na busca do bem comum".


"A Soberania de um País nasce com seu Povo e nós como indígenas e natos dessas terras, sempre primamos pelo bem estar alimentar, ambiental, pela paz e pelo respeito entre os diferentes e inclusive pelos mais fracos. Por isso, ao pôr do sol desse 19 de Abril ao ouvirmos em Brasília, na sede do Memorial dos Povos Indígenas os acordes de O Guarani, os Povos Indígenas participantes da Semana dos Povos Indígenas-2008, apagarão a chama do Fogo Sagrado que mostrou expôs preconceitos ainda arraigados do homem branco que jamais amou esse Brasil, como nós indígenas sempre fizemos, para assegurar o melhor para as novas gerações, inclusive filhos de nossa nova geração. Amar o Brasil, é amar seu povo e sua terra!"

Não preciso escrever mais nada ...