7 de fevereiro de 2008

Capiba e Cartola: "Teu cenário já foi uma beleza..."

Enquanto isso, no paraíso...
Os amigos Cartola e Capiba se encontram na fila do pão, e sentam para um cafezinho.

Capiba: Amigo Cartola! Tudo bem?
Cartola: Tudo ótimo, Capiba! Diga lá! Quais as boas novas?
Capiba: Você viu o desfile da sua Mangueira?
Cartola: Não. Fiquei chateado por que não fui homenageado no desfile... Nem fiz questão de ver... Você viu?
Capiba: Vi sim... decepcionante... Você não perdeu nada!
Cartola: Você também não gostou? Mesmo falando do frevo pernambucano?
Capiba: Eu gostei da comissão de frente... Mas o resto estava muito fraco... Imagine amigo, que durante todo o desfile lembrei de você. Se você estivesse lá, a comunidade estaria mais motivada... Só se via o povo levantando as bandeirinhas na hora do “É frevo, é frevo, é frevo..”, e mais nada...
Cartola: Foi mesmo Capiba?
Capita: tô dizendo rapaz! O povo cantando aquele samba fraquíssimo ... Num era a altura do Frevo, nem de longe!
Cartola: nem ouvi direito amigo... Fiquei tão chateado... Nada contra o Frevo entende??
Capiba: Claro, claro... Os pernambucanos adoram você! E com certeza muitos também ficaram chateados com a falta de consideração que a Mangueira demonstrou não te homenageando no ano do seu centenário.
Cartola: Inclusive ... Você sabia que esse foi o motivo de muitas brigas desde o ano passado, entre vários da comunidade? O próprio Ivo Meirelles deixou a bateria... Muito triste isso...
Capiba: Verdade... O pior foi que eu vi pela TV o desfile... Consegui uma 29 polegadas com São Pedro. Amigo Cartola, o que o povo da TV errou sobre minha terra, foi um absurdo!
Cartola: Foi mesmo?
Capiba: Mai!! Um rapaz lá, disse que “os blocos das flores eram blocos que existiam no carnaval de recife...”, eram?? O Bloco é um só, e ainda existe Cartola!
Cartola: mas e a rainha da bateria? Era linda? Era da comunidade?
Capiba: Amigo... bonita era... Mas num era da comunidade não, ela é dançarina de uma banda de axé, da Bahia.
Cartola: Hahahahahaha! Não acredito! No desfile que fala de Frevo, colocaram uma baiana como rainha?
Capiba: pois é amigo... Mas o pior de tudo foi que pegou mal o super patrocínio da prefeitura de Recife, justamente no ano do seu centenário... Imagine o que as pessoas lá de baixo ficaram pensando...
Cartola: COMO ASSIM, CAPIBA? Não estou sabendo disso não...
Capiba: Pois é... Foram 3 milhões... Mas pense direitinho Cartola, todas as escolas precisam de patrocínio, precisam de incentivos para mostrar sua festa.
Cartola: Mas companheiro... bem no ano do meu centenário, isso pegou mal. Parece que o que mais importou foram os cifrões da prefeitura, que as notas dos meus sambas. Imagino que foi isso que a comunidade e os juízes pensaram na hora de votar.
Capiba: E São Pedro também pensou isso, viu? Por que ele detonou uma chuvona na hora do desfile! Sim... colocaram um carro em sua homenagem no final do desfile.
Cartola: Deveriam ter colocado um carro para cada mestre do frevo, ao invés de tentar me homenagear com apenas um carro. Se falaram sobre o Frevo, se foi Recife ou Pernambuco, que fizessem bem feito. Capiba... quero propor um desafio!
Capiba: Diga, mestre do samba....
Cartola: Ano que vem vamos montar uma escola de samba que toque frevo, aqui no paraíso. O que você acha?
Capiba: Já é! Vou chamar meus amigos para criar uns frevos...
Cartola: Massa! Marcado... Eu levo o pandeiro...

4 comentários:

Anônimo disse...

Pior que a homenagem a Cartola, foi a representação do Galo da Madrugada.. O maior bloco do mundo, que reuniu esse ano cerca de 2 milhõe de pessoas, foi somente um tripé, mínimo, atrás do já inferiorizado Cartola..
Ahh Mangueira..
:/

Anônimo disse...

Uma sucessão de erros, na verdade. Primeiro a não homenagem a Cartola (pq apenas um carro não disse nada), depois o samba enredo fraco (na apuração mesmo as notas não foram boas) e todo o desfile em si, além dos comentários da equipe global. Adoro a Mangueira, mas esse ano, infelizmente com o nosso frevo, deixou muito a desejar ...

Anônimo disse...

John john! viajei nessa prosa..
Muito boa sua crítica em forma de diálogo póstumo! hehe..
Valeu!

Unknown disse...

João, muito boa estou enviando para todos. acho tambem que o Galo esquceu um pouico do frevo, pois é pernambucano e deveria ser muito mais explorado no carnaval como um todo.
Parabens!!!!!