7 de agosto de 2008

Primeiros finalistas do Poemará

Já foram divulgados os primeiros finalistas do 22º Poemará – Festival Brasileiro de Poesia no Maranhão. Ontem, no Teatro Irmã Maria Lucia Camara, do Colégio Santa Teresa, aconteceu a primeira eliminatória, de cinco, que classificou os primeiros três finalistas, concorrentes para a Grande Final do Festival a ser realizado em outubro. Ao todo são cinco eliminatórias com a participação de 16 concorrentes, devendo em cada uma ser escolhido três poemas pelo mérito literário e um poema pela performance de interpretação para integrar a grande final do festival que este ano acontecerá no dia 02 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo.

Seguem primeiros finalistas:

MÉRITO LITERÁRIO
Vida: poeta, de Joana Athayde(São Luís-MA)
Transbordamento, de Jessica Mendes Costa(São Luís-MA)
Existência, de José de Sousa Xavier (Natal-RN)

MÉRITO POR INTERPRETAÇÃO
Insólita Cena, de Jairon Martins dos Santos(São Luís-MA)
Leitura em Movimento, de Rafael Ribeiro(São Luís-MA)
Monólogo da mulher negra, de Francinete Santos Braga (Pedreiras-MA)

Outras informações: (98) 3232-30901.

Um comentário:

francinete disse...

Olha a poesia que foi para a final

MONÓLOGO DA MULHER NEGRA

EU! MULHER NEGRA
NEGRA MULHER DE ALMA NEGRA DE MULHER
Pobre Desempregada Negra

Hoje folheando os jornais de ontem
Olhei os classificados
Algumas vagas;
Balconista, secretaria, doméstica.
Telefonei tititi, uuu, uuuu; uuuu,
-alô é da empresa X?
-Sim!
Precisando de secretária?
-Sim!
-Gostaria de marcar uma entrevista
-Sim! As 14h30min

EU MULHER NEGRA
NEGRA MULHER DE ALMA NEGRA DE MULHER
Pobre quase empregada negra

Moro no subúrbio,
Onde mora a maioria das mulheres negras, tenho que pegar três ônibus para chegar ao meu destino, conto os trocados... Um, dois, ufa!Não dá, o jeito é pedir emprestado pra vizinha.
-Comadre, comadre, sabe que já estou lhe devendo, mas, será que poderá emprestar-me mais R$ 10, 00, é que marquei uma entrevista em uma empresa no centro, pois lá estão precisando de uma secretária e eu tenho todos os requisitos que pediam no anúncio.
-Tem mesmo comadre!
-Tens boa aparência, és uma exímia digitadora e conhecedora do PowerPoint.
WORD, WINDOS, Excel.
Fala inglês, português corretamente e ainda arranha o espanhol.
Com as bênçãos dos orixás e de São Benedito, o emprego será seu comadre!
Está aqui o dinheiro
-AXÉ
EU MULHER NEGRA
NEGRA MULHER DE ALMA NEGRA DE MULHER
Pobre quase empregada negra

Junto com algumas dezenas de pessoas, entro no ônibus e vejo no rosto de cada uma a esperança de um novo dia, chego ao meu destino como estou feliz, vou
trabalhar e poder pagar as contas , da água,da luz do seu Joaquim da venda.
Obrigada meus orixás.
Entro no escritório cumprimento a recepcionista que me olha espantada
Apresento-me
-Sou Maria Firmina dos Santos, tenho uma entrevista marcada com o senhor, João Costa de Menezes Gama Andrade de Bragança Filho.
Ufa!Que nome


-Um momento, por favor, fala a recepcionista levantando e entrando em outra
Sala com certeza pra anunciar a minha chegada, e que bonita ela é: alta, magra, cabelos longos e loiros, olhos azuis parece ter saído de uma propaganda de televisão.
Eu! Sou tão bonita quanto ela sou: altura mediana, cabelos pixains crespos e pretos como os meus olhos que mais parecem duas pérolas negras, porém quase ou nunca vejo pessoas com o meu perfil na televisão, temos belezas diferentes,quando eu era criança queria ser modelo,porém nunca passei nos testes... Será por quê?

A recepcionista deixou a sala entre aberta de modo que consigo ouvi-los de fora
A recepcionista diz:
-Senhor, a pessoa que será entrevistada para ocupar a vaga de secretária chegou,
Mas... Bom verá com seus próprios olhos
Entro no escritório, o chefe me olha tão espantado quanto à recepcionista e fala.
-Dona Maria
-Sim
-Por favor, queira sentar.
-sinto informar que a vaga já foi preenchida, OCUPADA!
Volto para casa, desolada, além de não ter conseguido o trabalho, aumentei a divida com a vizinha.

EU MULHER NEGRA
NEGRA MULHER DE ALMA NEGRA DE MULHER
Pobre continuo desempregada negra

Depois de umas semanas reencontro uma antiga amiga, antiga a Carmem ela se parece fisicamente com a recepcionista da empresa onde não fui contratada lembram como ela é?
-Como está Carmem?
-Estou muitíssimo bem obrigada, estou vindo de uma entrevista na empresa do senhor João Costa de Menezes Gama Andrade de Bragança Filho (lembram)?E fui contratada, sou a mais nova secretária daquela empresa, não me vais parabenizar?

EU MULHER NEGRA
NEGRA MULHER DE ALMA NEGRA DE MULHER
Sutilmente maltratada, sutilmente humilhada, sutilmente discriminada,
Mas; SEMPRE GUERREIRA, QUEBRANDO PRECONCEITOS, OBSTÁCULOS...
BARREIRAS;

EU! MULHER NEGRA, NEGRA MULHER DE ALMA NEGRA.



Francinete Santos Braga