
Relembrar Luiz é celebrar o que temos de bom.

No último dia 8, no teatro da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Recife teve o privilégio de receber o cantor e compositor mineiro, João Bosco, em sua turnê de divulgação do álbum “Obrigado Gente!”, gravado ao vivo, em comemoração aos seus 30 anos de carreira. Ele voltou a cantar grandes sucessos. Até então, tudo bem, um grande compositor, em um grande show, com uma platéia maior ainda... se não fosse o “ar de banzo” que dominou toda a apresentação dele.
Sarapatel, conserto de roupas, engraxates, bolinhos de bacalhau, artesanato (puro nordestino), toalhas, doces, concursos de poesia, bode assado, forró ao vivo, cordelistas, eletrodomésticos (novos ou usados), macaxeira com charque, pão doce, conserto de vassouras ... Quem não conheceu os mercados públicos do Recife, não conhece a essência da cultura pernambucana. São 2.277 boxes, somados de 17 mercados, cada um mostra a cara da comunidade local. Nos últimos anos, a sociedade pernambucana vem resgatando a importância de poder desfrutar desses espaços multiculturais, que ao passar dos anos, tornam-se cada vez mais vivos dentro da atmosfera cultural nordestina. A autenticidade dentro das misturas culturais brasileiras é o grande produto que se pode consumir nesses centros. 
A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2006) do IBGE, ganhou um suplemento voltado para a cultura. O Ministro Gilberto Gil, no último dia 17, lançou a inserção desse documento na pesquisa do instituto. No discurso de Gil (www.cultura.gov.br/noticias/discursos/index.php?p=29795&more=1&c=1&pb=1), ele cita a boa parceira entre o IBGE e o MinC, no quarto ano de pesquisas municipais e instiga a sociedade a pensar nas diversas possibilidades que os dados nos proporcionam sonhar.
história do nosso País, que se espalharam por nosso território e inocularam as desigualdades oriundas de um modelo de colonização, um modelo de povoamento e um modelo de desenvolvimento”. Completo: um modelo falido de um colonizador falido.
Como é de praxe, todos os dias que entro no meu horário de almoço, saio um pouco da realidade da empresa, mesmo estando ainda lá, e entro na viajante web e seus convites às relações. isso tudo só pra dizer que entrei no site de relacionamentos, Orkut, onde tenho um perfil. Uma conhecida tinha deixado um scrapt (recado), que era na verdade um convite à participar de um manifesto anti-pirataria que ia acontecer aqui no centro da cidade. Me segurei, pois não tenho costume de usar muito esses scrapts como comunicação mas... Agreguei forças e resolvi responder o convite. Segue abaixo a minha resposta:
Está na vez dos pernambucanos serem presenteados com o circuito. De 23 de agosto a 9 de setembro no Centro de Convenções da UFPE, teremos muita música boa, exposições, cinema, programas educativos e peças teatrais. Começando com a exposição “Di Cavalcanti: Cronista de seu tempo”, um cara que refletiu nas telas a ironia de uma época que a elite do Rio e São Paulo bebiam, vestiam, ouviam e comiam Paris.Para os amantes dos reais valores da vida, essa é mais uma boa chance de se divertir. E como nessa terra não falta quorum para esse tipo de incentivo...
Deixo vocês com a programação fresquinha, fresquinha!
http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/cc/NoticiaDetalhe.jsp?Noticia.codigo=159430
Vejo vocês lá!
Eixo Temático :
Está sendo organizado o 1º Encontro Paulista pela Democratização da Comunicação e da Cultura . Uma boa desculpa para se discutir assuntos capitais que envolvem os agentes e as leis que englobam esses agentes da mídia e da cultura Tupiniquim. Não foi possível ainda disponibilizar datas desse encontro aqui pra vocês, por que não houve uma divulgação oficial, porém, o foco principal e o ritmo bem legal que o encontro promete ter, já está disponível no site Brasil Cultura: http://www.brasilcultura.com.br/conteudo.php?id=2078
Abaixo vai um trecho do texto "A Gramática Simbólica", do diretor executivo do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), Claudius Ceccon, que está na revista Onda Jovem (www.ondajovem.com.br) desse mês de Julho."Acho que a situação ainda não está boa, mas já está bem melhor do que antes. Quer dizer, estão começando a se aperceber que ali, nas diversas manifestações do povo brasileiro, está também, uma coisa que é importantíssima... que é a linguagem brasileira" (Ariano Suassuna)
http://br.youtube.com/watch?v=0yv6Dw1L8d0&mode=related&search=
Isso é Brasil!
O colunista Diogo Mainardi, da revista Veja, (aquele jornalistazinho anti-ético que já falou mal dos nordestinos nas eleições), usou uma frase de Ivan Lessa para suas comparações imbecis na revista dessa semana (edição de 4 de julho). Segundo Lessa “O mundo se divide em dois tipos de pessoas, os que gritam Oba! e os que exclamam Epa!”. Os Oba são otimistas, alegres, aproveitadores, oportunistas, barulhentos e donos de um caráter flexível. Já os Epa!, são censuradores, precavidos, desconfiados, facilmente escandalizáveis dotados de um caráter rígido e de pouquíssimo senso de humor.
Sem fazer politicagem, gostaria de dizer a Mainardi, que me incluo em uma nova “categoria”, criada por mim depois de ver suas comparações. Os Eca!. Essa categoria é composta por pessoas também censuradoras como existe nos Epa!, desconfiados e facilmente escandalizáveis... Mas também somos otimistas, alegres, donos de um caráter digno e honesto e o que mais marca essa categoria é a capacidade enorme em encontrar pessoas como Mainardi e gritar e/ou exclamar um enorme ECA!! em seus vendidos ouvidos. Pois com as nojentas palavras compradas de uma personalidade tão fútil para o jornalismo e a comunicação de uma nação, não tem quem não se enoje! Eca pra você Diogo Mainardi!
Principais atrações do São João de Caruaru:Calcinha Preta e Taradões do Forró,
Aviões do Forró, Cavaleiros do Forró e Solteirões do Forró,
Forró na Tora e Juninho Vanerão
Marreta You Planeta – (??? São João ???)
Saia Rodada, Collo de Menina,
Flávio José, Dominguinhos, Elba Ramalho, Azulão, Geraldinho Lins, Novinho da Paraíba, Savinho e Alcymar Monteiro.
Principais Atrações do São João de Campina Grande:
Aviões do Forró
Magníficos, Alceu Valença, Brasas do Forró
Elba Ramalho, Geraldinho Lins
Cavaleiros do Forró, Ferro na Boneca
Frank Aguiar (@$#%&*2$!!!!!)
Calcinha Preta, Santana, Gatinha Manhosa
Sirano & Sirino, Zé Ramalho, Flávio José
Alcymar Monteiro
Principais Atrações do São João de Recife:
Nilton do Baião, Exibição de Quadrilha Junina
Arlindo dos 8 Baixos, Jessier Quirino
Santanna, Maciel Salu, Poeta
Gennaro e Walkyria, Silvério Pessoa, Bia Marinho
Carlinhos Monteverde, Petrúcio Amorim, Nádia Maia
Dudu do Acordeon, João do Pife e Banda Dois Irmãos,
Irah Caldeira, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Edmilson do Pífano, Savinho do Acordeon
Maciel Melo, Cirandas, Aurinha do Coco
Coco de Roda, Nando Cordel, Mestre Salustiano e A Rabeca Encantada (isso!)
Forró do Matulão com Mestre Grimário
Flávio José
Não tenho intenção de fazer "politicagem", mas a capital pernambucana mostrou mais uma vez que não é necessário gastar muito para fazer o maior e melhor São João do mundo. Basta usar o bom senso cultural!
Parabéns Recife! Já que o nosso interior foi vendido, que fique na capital o incentivo ao verdadeiro fundamento do São João, que fique na capital o incentivo à nossa cultura popular.
Comercializaram nossas quadrilhas (juninas)
63 peças teatrais, 10 filmes e 21 espetáculos dirigidos
Dominguinhos homenageado
Atenção! A Lei Televisa foi derrubada no México!
Em recente pesquisa feita na Inglaterra (a terra das pesquisas), o pintor, escultor, arquiteto, inventor, escritor (será que esqueci algo?), Leonardo da Vinci, ocupou o topo de uma lista de figuras históricas que deveriam ressuscitar. Realmente um bom exemplo dado pelos Ingleses para tal acontecimento, pois, mesmo que ele não tivesse que tentar inventar o avião (como tentou por várias vezes) de novo, Leonardo em sua genialidade (na versão 2 - ressuscitado), com certeza se adaptaria a esse mundo.
Jackson do Pandeiro em show apresentado por Chacrinha, poderia se juntar a Chico Science e Bezerra da Silva aqui no Recife para relembrar os tempos de “pirraia”.


